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ISO 9001:2

Gestão de Risco e acções de Melhoria

Embora exista no universo das Normas ISO, uma norma dedicada especificamente para a Gestão de Riscos (ISO 33001), existe dentro de cada norma a necessidade dos gestores preverem e tratarem riscos associados aos processos da organização. No caso específico da Norma NM ISO 9001:2015, a
mentalidade de riscos tem como objectivo capacitar a empresa à determinar factores que possam levar à desvios em relação a seus objetivos e, consequentemente, implementar acções que possam prevenir e/ou tratar esses desvios.

Muitas são as variedades de ferramentas e metodologias que podem ser usadas para avaliar e gerir riscos. Embora todas elas produzam resultados magníficos, algumas delas são usadas com mais frequência quando se trata das Norma NM ISO 9001, como é o caso da Análise SWOT e o Ciclo PDCA. Estas duas ferramentas combinadas permitem não apenas a identificação e avaliação dos riscos, mas também a definição de estratégias específicas para o tratamentos e prevenção de riscos.


Como podemos compreender, as Acções de Melhoria, quer sejam elas preventivas ou correctivas, sucedem a um processo de identificação de riscos. Esta identificação de riscos, pode estar associada a um processo, ou simplesmente a uma actividade específica. As accões de melhoria podem ser entendidas então, como atitudes ou mesmo accões (como o termo prevê) que, com ajuda de metodologias e ferramentas diversas, previnem ou corrigem um determinado desvio/risco.

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